Novas e boas perspectivas para o Galeão

Copa e Olimpíadas exigem investimentos imediatos no Galeão (Foto: Infraero)

O leilão do aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – Galeão, no dia 22 de novembro último, com valor de R$ 19 bilhões, com ágio de 293,91% sobre o valor referência, deixou claro o potencial observado pelos investidores com relação ao antigo principal hub brasileiro. Destino da maioria dos turistas estrangeiros que visita o Brasil, o Rio de Janeiro vem amargando um esvaziamento de seu aeroporto há mais de uma década, com a retirada de inúmeros vôos, problemas de manutenção e a falta de uma proposta de modernização dos terminais.

A vitória do consórcio Aeroportos do Futuro, formado pelo grupo Changi Airport, que controla o aeroporto de Singapura, considerado pelo quarto ano consecutivo como o melhor do mundo, em associação com a Odebrecht TransPort, criou expectativa nos passageiros, que esperam ter deixado para trás imagens como a de goteiras em pleno saguão do aeroporto, além de lojas fechadas e balcões de empresas que abrem poucas vezes por semana. Numa entrevista exclusiva para EU ANDO PELO MUNDO, a porta-voz do grupo Changi, See Ngee Muoy, antecipa algumas idéias do grupo e deixa claro que ainda não foi marcada qualquer reunião entre o grupo vencedor e representantes do governo.

Há uma preocupação em humanizar as áreas internas do aeroporto de Singapura (Foto: Changi Airport Group)

EU ANDO PELO MUNDO – Vocês tentarão mudar o código do Aeroporto do Galeão de GIG para RIO¿

See Ngee Muoy – A designação de um aeroporto é responsabilidade da IATA e um processo lento e tedioso, que vamos pensar após a transição.

EU ANDO PELO MUNDO – Muitas empresas decidiram suspender vôos entre o Rio e cidades da Europa e Estados Unidos. Como reverter essa situação¿

See Ngee Muoy – Vamos estudar mercados e trabalhar para melhorar o tráfego entre o Rio de Janeiro e o resto do mundo.

Entrada do aeroporto de Singapura (Foto: Changi Airport Group)

EU ANDO PELO MUNDO – O Rio de Janeiro não possui vôos diretos para a Ásia. Esse seria um novo mercado¿

See Ngee Muoy – Sim, vamos planejar a ligação entre o Rio e mercados na Ásia.

EU ANDO PELO MUNDO – O Grupo Changi está trabalhando com o governo brasileiro para investimentos em publicidade nestes novos mercados¿

See Ngee Muoy – Vamos considerar eventos de marketing conjunto com entidades públicas e privadas locais, como parte do esforço de marketing global da companhia.

EU ANDO PELO MUNDO – Sobre o projeto Galeão, o que o passageiro pode esperar do novo aeroporto¿

See Ngee Muoy – O foco imediato é melhorar as instalações existentes e a quantidade e qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros.

EU ANDO PELO MUNDO – Quanto tempo os passageiros precisarão esperar para ver esse novo Galeão¿

See Ngee Muoy – Nos próximos anos iremos construir estacionamentos adicionais para aviões, novos portões de embarque e desembarque, ampliar a pista de taxiamento, além de novos estacionamentos para veículos.

Área de imigração no aeroporto de Singapura (Foto: Changi Airport Group)

EU ANDO PELO MUNDO – Qual a principal diferença entre o atual e o futuro aeroporto do Galeão¿

See Ngee Muoy – O aeroporto do Galeão deve, gradualmente, ser capaz de proporcionar um melhor nível de serviços e ofertas de qualidade nas áreas de alimentação, varejo e outros serviços.

EU ANDO PELO MUNDO – No projeto original, o Galeão possuía quatro terminais. O novo aeroporto terá a mesma configuração¿

See Ngee Muoy – Novas instalações serão construídas de acordo com os requisitos do contrato e atendendo a real demanda do aeroporto.

EU ANDO PELO MUNDO – Existe algum problema para a alteração da configuração do Galeão¿

See Ngee Muoy – Vamos ter de levar em consideração a configuração atual do aeroporto do Galeão quando da construção das novas instalações.

EU ANDO PELO MUNDO – Qual o principal desafio a ser enfrentado pelo Grupo Changi nesse processo do Galeão¿

 See Ngee Muoy – Os principais desafios são aumentar o tráfego no aeroporto e a eficiência operacional, melhorar as instalações, proporcionar conforto e oferecer uma nova experiência para o passageiro.

EU ANDO PELO MUNDO – De acordo com revistas e jornais internacionais, o aeroporto de Singapura, administrado pelo Grupo Changi, é quase um centro de compras, sendo considerado o melhor aeroporto do mundo, consecutivamente, nos últimos quatro anos. A proposta para o Galeão também é essa¿

See Ngee Muoy – É de extrema importância garantir qualidade, capacidade de operação, processos eficientes e um bom nível de serviço no aeroporto. Queremos melhorar a experiência de viagem para os passageiros que chegam ou saem do Rio de Janeiro pelo Galeão.

Terminal 1 do aeroporto de Singapura (Foto: Changi Airport Group)

EU ANDO PELO MUNDO – O Grupo Changi tem alguma reunião agendada com os governos, em todas as esferas, para definir os próximos passos nesse processo¿

See Ngee Muoy – Ainda não.

Comente!