Copa muda perfil de turistas no primeiro semestre de 2014

A nova edição do estudo Hotel Price Index (HPI)*, produzido pela Hotéis.com, aponta mudanças no ranking de destinos brasileiros mais visitados por viajantes estrangeiros no primeiro semestre de 2014. Com exceção de Rio de Janeiro (foto do estádio do Maracanã) e São Paulo que já são destinos populares, outras cidades sede da Copa do Mundo ganharam posições na lista, como por exemplo, Manaus, que subiu três lugares e conquistou a 8ª colocação. 

Das primeiras 10 posições da tabela, nove são cidades que sediaram o evento. Foz do Iguaçu (5ª), outro destino popular entre os estrangeiros, perdeu duas posições e deu lugar a Salvador (3ª), que assim como Brasília (4ª), subiu um degrau. Belo Horizonte ganhou uma colocação em relação ao ano anterior e ficou em 6º, seguida de Porto Alegre e Manaus. Fortaleza e Natal fecham o top 10. Entre as cidades sede, apenas Cuiabá, casa da Arena Pantanal, não entrou para a lista. Recife, que recebeu cinco jogos, acabou perdendo uma posição.

- É muito interessante ver que destinos que antes não eram tão populares entre os estrangeiros acabaram ganhando projeção com a Copa do Mundo. O país fez uma bela festa e o povo brasileiro deixou uma impressão bastante positiva nos visitantes. Certamente, isso pode beneficiar o segmento -, pontua Juan Pasquel, diretor de marketing da Hoteis.com para América Latina.

Confira a lista completa dos destinos mais visitados por estrangeiros no Brasil, no 1º semestre de 2014:

*Estabelecido com base 100 em 2004, o HPI acompanha os preços reais pagos por hóspedes em todo o mundo. O relatório mais recente analisa o 1º semestre de 2014.