Los Angeles: uma cidade inesquecível

Por Mario Teixeira

Los Angeles, 06 de Agosto de 2013 - Esqueça tudo o que você já ouviu falar de Los Angeles. A mais rica cidade do mais rico estado americano é muito melhor do que você pode imaginar, ou alguém pode dizer. Essa é uma cidade para ser vivida e, como tal, merece que se saboreia cada esquina, cada monumento, cada segundo da farta vida cultural que ela tem a oferecer. Opções acessíveis a todos os gostos e bolsos. Lugares imortalizados em sequências de belos filmes, ou produções classe Z, mas que ficaram no imaginário do viajante. Los Angeles é uma fonte que precisa ser saboreada, a cada respirar, a cada gole, a cada olhar.


Não se atenha aos bairros mais nobres, como Beverly Hills e Bel-Air, mas aventure-se também por Downtown, onde encontrará um grande bairro japonês, com opções de alimentação em conta e presentes acessíveis; a bela catedral, em estilo único e incomparável; a sala de Concertos Walt Disney; e muitas outras atrações por quilômetro quadrado. E não se incomode se, pela manhã, ao acordar, o céu estiver nublado. Aos poucos o tempo abre, o céu fica azul e você poderá observar as belas montanhas que fazem a moldura da cidade, com poucos edifícios e, quase todos, concentrados no Centro da cidade.

 

Essa é uma cidade onde, mesmo os bairros mais humildes, normalmente voltados para negros e latinos, em especial mexicanos, possui uma certa dignidade. Quase todas as casas possuem carro na garagem, as ruas são pavimentadas e as casas possuem água, esgoto e luz. A construção de novas casas, mesmo de dois ou três andares, e centros comerciais é feita em madeira, com as paredes de aglomerado, tornando o processo bem mais rápido e, possivelmente, mais barato. Posso dizer isso porque meu hotel em Los Angeles estava no subúrbio, numa área que todos diziam ser extremamente perigosa, onde estavam sendo construídos um conjunto habitacional e novas lojas num shopping. O velho pré-conceito brasileiro de que casa de madeira é coisa de pobre vai ao chão com a qualidade do acabamento das casas.

 

GETTY MUSEUM

1200 Getty Center Dr  Los Angeles, CA 90049  - (310) 440-7300

O Getty Center é um complexo cultural localizado em Brentwood, em Los Angeles. No complexo encontram-se uma série de órgãos ligados ao bilionário Jean Paul Getty: o empreendimento cultural J. Paul Getty Trusts, o museu J. Paul Getty Museum e outras instituições associadas, como o instituto de pesquisas Getty Research Institute, o instituto de conservação Getty Conservation Institute e o instituto de lideranças Getty Leadership Institute, o qual está empenhado em educar museólogos e museólogas principiantes bem como propiciar o aperfeiçoamento a profissionais já experientes nesta área.

O complexo arquitetônico foi concebido pelo arquiteto americano Richard Meier. Em meados da década de 80 o arquiteto estava envolvido no projeto, embora as obras só tenham sido iniciadas em 1991 e se estenderam até 1997. O projeto paisagístico das imediações foi concebido e realizado pela empresa Olin Partnership. O bilionário Jean Paul Getty reuniu cerca de cinquenta mil obras de arte em seu museu J. Paul Getty Museum, sendo que o seu acesso, logo de início, foi oferecido gratuitamente ao grande público. Hoje paga-se US$ 15 pelo estacionamento. As coleções concentram peças de arte do período clássico ocidental, como esculturas, pinturas, desenhos, manuscritos e fotografias.

 

CALIFÓRNIA SCIENCE CENTER

700 Exposition Park Drive, Los Angeles, CA 90037 - (323) 724-3623

Museu de Ciência e Tecnologia, o Califórnia Science Museum atrai por uma série de fatores. Tem um apelo forte para a criançada, por ser interativo, tem belas réplicas de aviões e algumas cápsulas espaciais usadas nas missões da NASA. Entretanto, a grande atração atualmente é o ônibus espacial Endeavour, aposentado de suas missões, mas festejado pelos turistas. Os tickets são gratuitos e podem ser adquiridos pela internet, mediante o pagamento de uma taxa única de US$ 10, no cartão de crédito. Você mesmo imprime teus cupons.

Vale a dica: O melhor ponto para se tirar uma boa foto do ônibus espacial é, ao entrar no hangar onde ela é e estrela principal, dobre a direita, de onde se consegue uma visão de toda a nave.

 

LA BREA TAR PITS

5801 Wilshire Blvd  Los Angeles, CA 90036 - (323) 934-7243

La Brea (do espanhol "o breu" ou "o piche") ou Rancho do Poço de Piche de La Brea (La Brea Tar Pits ou Rancho La Brea Tar Pits) é um famoso sítio de piche localizado em Hancock Park, no centro de Los Angeles. O betume asfáltico, popularmente também chamado de piche ou breu, aflorou no solo desta área há dezenas de milhares de anos, formando centenas de piscinas pegajosas, que durante este tempo prendeu em seu interior animais e plantas que ali caíram que, com isso, foram fossilizados. O resultado foi uma incrivelmente rica coleção de fósseis datados da Última Era do Gelo.

Os trabalhos de pesquisa começaram no início do século XX. Durante as décadas de 1940 e 50 houve uma grande comoção, com a reconstituição de mamíferos que dramaticamente ali submergiram. O século XXI teve sua atenção voltada para os microfósseis, insetos fossilizados e plantas, e também aos grãos de pólen. Esses fósseis ajudam a definir um panorama do que se imagina seja um local mais ameno, clima mais úmido presente na bacia de Los Angeles durante a era glacial. Hoje ainda é possível observar os paleontólogos e arqueólogos buscando entre as inúmeras amostras da região um sinal de novos espécimens fossilizados.

 

CALÇADA DA FAMA E TEATRO CHINÊS

6925 Hollywood Blvd  Los Angeles, CA 90028 - (323) 465-4847

Grauman's Chinese Theatre é um cinema em Hollywood Boulevard, em Los Angeles. Ao longo de sua fachada situa-se a histórica Calçada da Fama, com marca das mãos de alguns personagens curiosos. Pato Donald, por exemplo; Roy Rogers e seu cavalo Trigger; entre muitos nomes do cinema, da televcisão, do teatro e da música.

O Chinese Theatre foi encomendado após o sucesso do Grauman's Egyptian Theatre, aberto em 1922. Construído em mais de 18 meses, inciando a construção em janeiro de 1926 por uma parceria liderada por Sid Grauman, o teatro foi oficialmente aberto em 18 de maio de 1927 com a estreia do filme épico Rei dos Reis. Desde então, foi tem sido o lar de muitas estreias, festas de aniversário, festas corporativas e três cerimônias do Óscar. As características mais distintivas do teatro são os blocos de concreto localizados no pátio, que carregam assinaturas, marcas de mãos e marcas de pés de personalidades de movimentos populares desde a década de 1920 até os dias atuais.

 

UNIVERSAL STUDIOS

100 Universal City Plaza  University City, CA 91608 - (800) 864-8377

É mais um dos grandes parques americanos, que chamam a atenção pelo cuidado com cada detalhe, a fim de que as atrações sejam seu melhor cartão de visitas. A opção de comprar o ingresso espaciel, para a frente da fila, é muito boa, já que garante a quem tem pouco tempo para aproveitar tudo, a oportunidade de garantir a sua presença nas atrações.

Bons simuladores como o Transformers, cujos principais personagens ficam fazendo fotos com os turistas durante todo o dia. Bumblebee, Optimus Prime e  malvada Megatron se revezam na atenção a quer deseja tirar uma foto com seus herois preferidos. Como a parte da tarde é sempre muito mais movimentada, procure ir aos melhores programas durante a manhã, quando as filas estão menores. Transformers nesta segunda-feira (05/08) estava demorando mais de três horas para se ter acesso ao simulador. Na caso da Mumia, leve em consideração que é uma montanha russa. Para aqueles que tem algum problema de saúde (eu tenho Labirintite), não sofram como eu.

Comente