Roteiro especial tem futebol, cerveja, festivais, ruínas romanas e centro cultural cenário de série de TV

Pouco explorada pelos turistas brasileiros, especialmente em comparação às nações europeias como Itália, Espanha, Portugal e França, a Grã-Bretanha conta com qualidades que podem recompensar o viajante. Para isso, a Hoteis.com – líder no mercado de reservas de hospedagem on-line – criou um roteiro especial que passa pela Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Começando com a capital Londres (foto), principal destino da região. Famosa pelo Big Ben, o Palácio de Buckingham e o London Eye, a cidade também conta com 12 restaurantes sob o comando do famoso chef escocês Gordon Ramsey, entre eles o Restaurant Gordon Ramsey, localizado no bairro de Chelsea, e três estrelas no conceituado Guia Michelin. Com um ar mais despojado, Jaime Oliver conta com duas cadeias de restaurantes pela capital, além de outras cidades britânicas. São eles o Fifteen, que emprega jovens carentes na cozinha e tem o seu lucro revertido para entidades filantrópicas, e o Jamie's Italian, que busca trazer a paixão do chef - a cozinha italiana - aliada a preços mais interessantes.

Mais do que pela gastronomia, a capital britânica é considerada um dos mais famosos templos futebolísticos do mundo, tendo o Estádio de Wembley como seu mais conhecido ícone. Construído originalmente em 1922 e local do único título Mundial do English Team (1966, contra a Alemanha Oriental), o estádio foi demolido em 2003, sendo reconstruído em 2007. Mas a pujança se reflete mesmo na força dos clubes locais. Arsenal e Tottenham fazem o Dérbi do Norte de Londres, o mais famoso da capital, com mais de 100 anos de rivalidade. Do lado Oeste, Chelsea, Fulham e Queens Park Rangers – atualmente na Segunda Divisão, são os times mais conhecidos, enquanto na Zona Leste, West Ham e Milwall fazem um dos clássicos mais turbulentos do futebol inglês, como retratado no filme “Hooligans”.

A paixão do futebol também liga Liverpool, dividida entre o azul do Everton e o vermelho do Liverpool, cinco vezes campeão europeu. Outro símbolo da cidade do Meyerside é Cavern Club, que abrigou os primeiros shows do Beatles após passagem pela Alemanha. O atual clube, reconstruído no lugar do antigo estabelecimento, está em frente ao Cavern Pub, que conta com uma estátua de John Lennon e o The Cavern Wall of Fame, com os nomes das 1801 bandas e artistas que tocaram no mítico local entre 1957 e 1973.

Tradicionalmente conhecida pela chuva e pela névoa, Brighton chega a ser um oásis para os britânicos. Localizada na costa sul, na região do Canal da Mancha, a cidade se torna um point para os jovens e para aqueles que gostam de agito e praias durante o verão. Entre outros detalhes, Brighton conta com a primeira praia naturista do país e do Brighton Fringe, um dos maiores festivais de música à beira-mar do mundo.

Outra paixão local é a cerveja, e a cidade de Newcastle, no extremo norte da Inglaterra, não apenas dá nome a uma das marcas mais famosas do país, a Newcastle Brown Ale, como sedia a Newcastle Beer & Cider Festival, uma das maiores feiras de cerveja da Grã-Bretanha.

Outros destinos de destaque na Inglaterra são York e Cambridge. A primeira, famosa pelas muralhas romanas – quando a ilha era conhecida como Britannia –, e construções da Idade Média; enquanto a segunda é sede da Universidade de Cambridge, fundada em 1209 – que teve como alunos Sir Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking.

Como a Grã-Bretanha não se resume à Inglaterra, a Escócia também oferece duas boas opções de destinos para os viajantes. A sua capital, Edimburgo (foto), é conhecida pelos seus festivais – de forma tão abrangente que abriga do Festival Internacional do Livro ao Festival de Bandas Marciais, passando pelo Festival de Comédia de Edimburgo. Já Glasgow, a maior cidade do país, conta com mais de 20 museus e galerias, a maioria com visitação gratuita à população. Entre eles o Piping Museum, dedicado exclusivamente à gaita de fole, instrumento musical típico da região.

Por último, Cardiff, capital do País de Gales conta com forte influência celta e ainda conserva o galês como língua oficial, junto com o inglês. Exemplo disso é a fachada do Wales Millennium Centre, formado por trecho da música In These Stones Horizons Sing, criada especialmente para o lançamento do centro cultural, com partes nos dois idiomas. Localizado na baía de Cardiff, o prédio é composto por três teatros, além de sediar a Orquestra Nacional de Gales. O local também serviu como cenário para a série Doctor Who, que tem as suas gravações realizadas justamente na cidade galesa. Para os fãs, um prato cheio é a Doctor Who Experience, uma instalação que conta com detalhes dos mais de 50 anos da série, incluindo roupas, cenários e gadgets da série de ficção científica mais longa da história, segundo o Guinness.

Visit Britain e Hoteis.com

A Hoteis.com se uniu ao Visit Britain, órgão oficial do governo britânico, para criar uma campanha publicitária inédita. O objetivo da parceria é promover destinos inusitados e também os mais tradicionais da Grã-Bretanha, incentivando os viajantes a conhecer esses locais. Com criação da agência Wunderman, a iniciativa conta com ativações em mídia tradicional e digital.  Mais detalhes e informações no site www.hoteis.com.

Sobre a Hoteis.com

A Hoteis.com é líder no mercado de reservas de hospedagem e oferece mais de 260 mil opções, que variam de hotéis tradicionais, a aluguel de apartamentos em temporada de férias, alojamentos de pernoites com café da manhã (bed and breakfast) e estadas com serviço completo. A empresa apresenta um dos maiores times de contratação do mercado, negociando as melhores tarifas para seus consumidores, além de oferecer descontos, ofertas especiais e promoções. O envio frequente de newsletter apresenta aos clientes promoções exclusivas e avisa com antecedência sobre descontos que estão por vir. Dez milhões de resenhas de pessoas que se hospedaram nos estabelecimentos estão disponíveis no site para possibilitar aos viajantes o acesso à informação antes de reservar um hotel. Por intermédio do programa de fidelidade Welcome Rewards®, os clientes podem ganhar uma diária a cada dez noites reservadas em 85 mil hotéis.

Você conhece o Reuno Unido?

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!