ABAV apresenta os números da Feira das Américas

São Paulo, 8 de Setembro de 2013 - A 41ª Feira das Américas, da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), encerrou-se neste domingo com números expressivos no segmento turístico. Ao todo, passaram pelo Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, 52.165 participantes; 750 compradores convidados, entre nacionais e estrangeiros; 852 jornalistas credenciados; 5.494 empregos gerados (entre montadores, serviços e organização); 3.978 frequentaram as salas da Vila do Saber; e 2.613 marcas expostas.

Durante a reunião do Conselho Nacional da ABAV, no sábado, o presidente da ABAV-SP, Constantino Karacostas, sugeriu que fosse colocada em votação uma moção para que São Paulo seja escolhida como cidade-sede da Expo 2020, terceiro maior evento do mundo e cuja próxima edição será norteada pelo tema “Força da diversidade, harmonia para o crescimento”. A iniciativa foi aceita por aclamação pelos participantes.

- O objetivo é reiterar o potencial da capital paulista como palco para a realização de eventos nacionais e internacionais de negócios. O retorno da ABAV – Feira de Turismo das Américas à cidade apenas reafirma a vocação do destino para a promoção de network e celebração de contratos, segundo depoimentos obtidos recentemente por diferentes expositores participantes -, declarou Karacostas.

O presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo discorreu, durante a Assembléia Geral Ordinária do Conselho Nacional da entidade, sobre as atividades desenvolvidas junto ao Governo Federal e ao Ministério de Turismo e enfatizou as ações para garantir a aprovação do Projeto de Lei 5.120/2001, que regulamenta as atividades desempenhadas pelas agências de viagens. Também foram abordadas questões referentes à desoneração tributária das agências, à atuação junto à Receita Federal visando esclarecer a base de cálculo das operações turísticas e à criação do Fundo Garantidor de Serviços, projeto que tem como objetivo resguardar agentes de viagens e turistas e já foi encaminhado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A regulamentação do transporte turístico terrestre ganhou especial relevância no encontro, uma vez que a portaria pertinente a este segmento ainda está para ser aprovada. De acordo com Maria Ângela Ballalai de Carvalho, vice-presidente de Turismo Especializado da ABAV, três artigos precisam ser alterados, já que micro-ônibus (vans), automóveis domésticos e utilitários ficam restritos a circular entre municípios limítrofes, o que inviabiliza o trabalho prestado pelas agências de turismo receptivo.



No que diz respeito às licitações do Governo relativas às agências de viagens, Edmar Bull, vice-presidente Administrativo da entidade, mencionou o modelo que está sendo apresentado ao Governo e o qual corresponde ao processo ideal de compra e gestão de políticas de viagens.

- Nosso trabalho está sendo resgatar a imagem dos agentes de viagens -, afirmou Azevedo.

O dirigente ainda falou sobre a proposição junto ao Ministro do Trabalho para aprovação do Simples Trabalhista, tendo em vista a dificuldade de cumprir o que está estabelecido pela CLT, bem como da participação ativa nas reuniões do Comitê Gestor do Ministério do Turismo, Conselho Nacional de Turismo (CNT), Conselho Consultivo da Anac, Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e da Aliança Mundial das Associações das Agências de Viagens (WTAAA, na sigla em inglês), entre outras.



Quanto ao Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV), foram promovidas 72 palestras em 2012, resultando em mais de 1.500 profissionais capacitados. Neste ano, a entidade conta com uma equipe de 22 instrutores e mais de 100 opções de cursos.

Antonio Azevedo falou ainda das diversas parcerias firmadas recentemente pela ABAV – Localiza, Atlantica Hotels, Hotel Dom Pedro e Travel Ace Assistance –, o que frutificou em novos benefícios estendidos para todos os colaboradores das agências de viagens associadas.

A reunião do conselho da ABAV igualmente foi palco para a exibição do vídeo que representa a campanha de valorização do agente de viagens, patrocinada pela CVC e inspirada no hit de sucesso “Eu assim sem você”, do compositor e cantor Buchecha.



Dentre as ações administrativas e estratégicas em prol do fortalecimento do sistema ABAV, destacam-se a atualização, reestruturação e organização de arquivos permanentes e em memória da entidade, a implantação da plataforma SABRE na ABAV Nacional para consulta de passagens aéreas, a reunião com representantes da Disney para acordos de comunicação e parcerias e reuniões com o Consulado de Cuba, para discussões conjuntas acerca da FIT Cuba, e com o Consulado dos Estados Unidos, por exemplo.


41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas

Outros temas abordados pelo presidente e que dizem respeito ao sucesso do evento foram a continuidade da parceria com a companhia aérea TAP, por intermédio de seu vice-presidente Luiz da Gama Mór e seu diretor Mario Carvalho; ao trabalho conjunto desenvolvido com a SPTuris, São Paulo Convention & Visitors Bureau, Holiday Inn Parque Anhembi e com o próprio centro de exposições, afora os restaurantes Bra.do e Bar Brahma, que concederam descontos para os participantes, e, ainda, com a American Airlines, a qual garantiu a criação do espaço de ski e neve.



Azevedo também mencionou a importante parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a partir da realização do 40º Encontro Comercial Braztoa dentro da ABAV 2013, e com a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), que, pela primeira vez, promove o Abeta Summit juntamente com a feira.

- A ABAV teve basicamente três ciclos: fase do evento itinerante, em que grande parte das pessoas participou para conhecer o destino; a fase de fixação no Rio de Janeiro, em que o evento cresceu nacional e internacionalmente, e o retorno do evento a São Paulo, considerada a capital dos negócios -, declarou o dirigente.



Com relação à ABAV 2013, tópicos como a sala do agente de viagens, variedade dos temas ministrados na Vila do Saber, corredores mais amplos, comunicação visual favorável dos estandes e empenho em trazer profissionais que atuam em todos os elos da cadeia produtiva do setor foram elogiados pelos representantes das ABAVs estaduais.

Comente!

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!