Nem tudo que reluz é ouro, em Recife

Recife, a capital pernambucana, já foi comparada a várias cidades europeias. Não apenas por sua colonização holandesa, mas pelo casario de seu centro histórico e as belas igrejas e fortes que se erguem em vários pontos. Referência na área de artesanato e culinária, o Mercado São José, um dos pontos mais visitados da veneza brasileira, só mantém sua qualidade em seu interior. Do lado de fora a feira popular que cerca o local e transforma o centro histórico em uma área degradada, está cada vez pior. Isso sem contar o forte odor que acompanha os antigos belos rios de Recife.

 

Mercado São José

Ponto alto da cidade, o Mercado São José oferece produtos frescos e salgados, além de castanhas do Pará e caju, manteiga de garrafa, pimenta, molhos e especiarias. A qualidade dos produtos do interior do mercado contrasta com a baixa qualidade da feira que cerca o mercado, com muito lixo jogado nas ruas.

 

Orla de Boa Viagem

Com ciclovia, novos quiosques e aparelhos de ginástica, além jardins e quadras esportivas é um incentivo à qualidade de vida. Por conta do risco de ataque de tubarão, que conta com inúmeras placas avisando aos banhistas, os postos dos salva-vidas ganharam uma atenção especial.

 

Igrejas

A bela igreja de São Pedro, referência na vida cultural recifense, ponto de encontro todas as semanas para a Terça Negra, ainda em processo de recuperação. Assim como ela, muitas das principais igrejas de Recife precisam urgentemente de reforma.

 

Casa da Cultura

Antigo presídio, a Casa da Cultura oferece em suas lojinhas o que há de mais turístico na região, desde artesanato a roupas. As celas tornaram-se pontos de venda de pequenos artistas, que aproveitam para difundir a cultura e os produtos do estado.

 

Revitalização

Na área do Marce Zero, com galpões do antigo porto do Recife, há todo um trabalho de restauração, como o prédio da alfândega, em amarelo, que hoje tornou-se um Centro Cultural. Há diversos centros como esse, além de uma casa do artesanato pernambucano, que faz um passeio sobre as diversas formas de arte, desde renda até esculturas em barro e metal. 

Nome do formulário