Pesquisa aponta aumento de turistas para a final da Copa

O site Hoteis.com divulgou uma pesquisa sobre o aumento da busca de acomodações no Rio para a final da Copa do Mundo. A procura entre os alemães aumentou 117%, enquanto os argentinos apresentaram um índice de 122%. Isso contando apenas os acessos ao site, sem mensurar as demais páginas de pesquisa de acomodações, apartamentos para locação e etc. Em Copacabana, bairro que foi adotado por todas as torcidas, os apartamentos de temporada apresentam, em sua maioria, imensas bandeiras da Argentina, com inscrições das regiões a que pertencem seus moradores. Sem contar aqueles que estão acampados no Terreirão do Samba e na Apoteose.

Acho, entretanto, que é importante avaliar a presença dos turistas num todo. Mais que pontuar a procura de hotéis, devemos compreender que eles estão fazendo a economia girar em todos os setores. As filas para Corcovado e Pão de Açúcar aumentaram e, de acordo com inúmeros turistas, essa foi a primeira de várias visitas que farão para descobrir as belezas da cidade e do estado. Bares, restaurantes e supermercados estão vivendo no paraíso com filas todos os dias. Mesmo àqueles que levam para a praia água e cerveja compradas em supermercados, estão deixando na cidade seu dinheiro.

Se a Copa foi assim, com 12 sedes, temos de nos preparar para as Olimpíadas, daqui a dois anos, quando todas as competições serão na cidade. Embora não movimentem um volume tão grande de admiradores, o evento será, certamente, um grande teste para a nossa cidade. Precisaremos de mais hotéis; melhoria na infraestrutura de transportes; sinalização para os locais de prova; mais fiscalização nas principais áreas onde estarão os turistas, para que eles entendam que existem regras e elas devem ser cumpridas. A hospitalidade e a alegria já estão certas, agora falta a infraestrutura para que nossa festa seja a melhor de todos os tempos.